Monte sua feira

Como nossa ideia é democratizar o acesso aos alimentos orgânicos, sugerimos aqui alguns caminhos que podem ser seguidos para organizar uma feira orgânica ou um grupo de consumo nos locais onde não há. Depois, não se esqueça de nos enviar para que possamos cadastrar no Mapa.

Como organizar uma feira?

Segundo a publicação “Parcerias entre consumidores e produtores na organização de feiras”, do Instituto Kairós, ao realizar uma feira, seus organizadores irão se deparar com algumas questões que compartilhamos a seguir para serem levados em consideração:

1. Identidade e funcionamento da feira (quais são a missão e visão do grupo organizador? como será feita a gestão da feira? o que precisa ser feito e por quem? como definir melhor local, dia e horário? quem são os consumidores? quais os hábitos de consumo? como identificaremos a feira – identidade visual?
2. Produção (quais produtos vamos vender? quem serão os produtores? como fazer um mapeamento? quem comercializará na feira? como manter a qualidade e a diversidade dos produtos?)
3. Infraestrutura (qual a infraestrutura necessária para a feira? quais os cuidados para garantir um ambiente limpo? quais apoios serão necessários?)
4. Logística (como os produtos chegarão a feira? como minimizar os custos de logística?)
5. Viabilidade econômica (quanto tempo para a feira se consolidar? como organizar um fundo para manutenção? como captar recursos para manter a feira? como democratizar o acesso? como determinar o preço de venda? como minimizar perdas?)
6. Comunicação (como divulgaremos a feira? que informações serão divulgadas? como comunicar as informações sobre os produtos?)
7. Formação e Atividades Culturais (haverá espaço de formação na feira e para atividades culturais? se sim, como organizar?)

Informações mais detalhadas:
http://institutokairos.net/portfolio-items/parceria-entre-consumidores-e-produtores-na-organizacao-de-feiras/

Como organizar um Grupo de Consumo Responsável?

Segundo a publicação “Organização de Grupos de Consumo Responsável”, do Instituto Kairós, montar um grupo de consumo responsável é uma tarefa que exige articulação de pessoas e de proposta de vida. Geralmente, o movimento se inicia com um grupo de conhecidos que identificam e firmam parcerias com um ou mais produtores e que assumem a gestão das atividades como um todo. A seguir alguns questionamentos que devem ser observados:

1. Identidade do grupo (porque montar? quem serão os consumidores? quais os princípios e valores que orientam o grupo?);
2. Produção (quais produtos serão consumidos? quem serão os produtores? onde e como encontrá-los?);
3. Logística e dinâmicas de funcionamento (como os produtos chegarão até os consumidores? qual a frequencia? quando e como serão feitos os pedidos? onde receber e armazenar os produtos? como será a retirada ou o recebimento dos produtos?):
4. gestão (como se derá a gestão? e o pagamento aos produtores? qual o custo e recursos necessários? como será definido o preço final dos produtos? como se dará o recebimento dos consumidores e o pagamento dos produtores?);
5. comunicação e educação (como serão organizadas as atividades educativas e de formação? como conhecer melhor os produtores e o local da produção? como avaliar o processo? como avaliar os resultados?)

Informações mais detalhadas:
http://institutokairos.net/portfolio-items/organizacao-de-grupos-de-consumo-responsavel/